Nesta avaliação do risco biológico é incluída a identificação do perigo relacionado com as características dos agentes infecciosos, as condições de trabalho, as medidas preventivas implementadas bem como os procedimentos de segurança existentes nas várias organizações.

Permite formular orientações para a aplicação de medidas de proteção dos trabalhadores expostos a agentes biológicos perigosos, bem como a agentes cuja perigosidade ainda não esteja definida.
O reconhecimento dos riscos biológicos é uma etapa fundamental do processo que servirá de base para decisões quanto às ações de prevenção, eliminação ou controle desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial dano à saúde do trabalhador ou, em outras palavras, se existe a possibilidade deste dano.

A ferramenta de Gestão de Riscos Biológicos tem como objetivos:
Apoiar os serviços de segurança e saúde no trabalho, especificamente, na avaliação das condições de segurança e saúde no que se refere à exposição a agentes biológicos;
Apresentar orientações técnicas de harmonização nos procedimentos a adotar no processo de gestão dos riscos profissionais;
Promover a implementação de estratégias sustentadas através de um processo de avaliação adequado e conciso.
A avaliação do risco biológico nesta aplicação é feita com base na mais recente informação científica disponível, razão pela qual deverá ser considerada como um processo dinâmico.